Biópsias

Biópsia percutânea, trata-se de um procedimento que consiste na retirada de material de uma lesão ou órgão que será encaminhado para análise por um médico patologista, para melhor definição e diagnóstico. Está indicada sempre que há dúvidas quanto a um diagnóstico, que não pôde ser adequadamente esclarecido através dos exames convencionais ou quando se precisa definir, em caso de tumores, sobre sua natureza benigna ou maligna.

Biópsias em geral costumam ser realizadas com anestesia local, uma agulha é introduzida na pele até alcançar a lesão ou órgão que será examinado para retirada do material. Por ser guiado por algum método de imagem (ultrassonografia ou tomografia), o médico visualiza durante todo o tempo a lesão ou órgão que ele deseja alcançar e o trajeto que a agulha faz até chegar neles, reduzindo os riscos de seguir por um trajeto indesejado e lesionar outras estruturas que estejam no caminho e aumentando também as chances do alvo ser atingido e uma quantidade satisfatória de material ser coletado.

A biópsia percutânea orientada por tomografia computadorizada (TC) ou ultrassonografia (USG) é um procedimento usado para coletar amostras de tecido de uma área específica do corpo, com o auxílio dessas tecnologias para orientar a agulha até o local desejado.

Biópsia guiada por Tomografia: Durante a biópsia orientada por tomografia, são utilizadas imagens para localizar precisamente o alvo e guiar a agulha até a área que será biopsiada. A tomografia oferece imagens detalhadas em 3D e é especialmente útil para áreas mais profundas ou regiões onde é necessário um alto grau de precisão.

Biópsia guiada por Ultrassonografia: Na biópsia orientada por ultrassonografia, o médico utiliza imagens de ultrassom em tempo real para visualizar a área a ser biopsiada. O ultrassom é valioso para guiar a agulha até locais superficiais ou áreas acessíveis ao ultrassom com alta resolução em tempo real.

Ambas as técnicas têm seus benefícios e são selecionadas com base na área a ser biopsiada, na profundidade do alvo e na facilidade de visualização. Esses procedimentos são realizados em ambiente ambulatorial e, em geral, envolvem o uso de anestesia local para minimizar o desconforto durante a inserção da agulha.

A consulta medica consiste na avaliação do profissional acerca do melhor método radiológico para realização da biopsia, seja ultrassom ou tomografia, bem como analise dos exames laboratoriais, medicamentos de uso continuo que podem influenciar diretamente na realização de um procedimento com riscos reduzidos. Consulte sempre um médico para obter informações específicas sobre o procedimento, suas indicações, preparação e cuidados pós-procedimento. ​

Segue abaixo a lista de algumas das biopsias que realizamos:

  • Biópsia pulmonar – Nódulos / massas pulmonares / lesões expansivas;
  • Biópsia de Fígado ou hepática – Nódulos / lesões expansivas /parênquima hepático;
  • Biópsia renal ou Rim – nódulos / parênquima renal;
  • Biópsia de pâncreas – lesões expansivas;
  • Biópsia óssea – Medula óssea / lesoes ósseas / lesões expansivas;
  • Biópsia de linfonodos axilares / cervicais / abdominais / inguinais;
  • Biopsia de lesões abdominais;
  • Biópsia de lesões musculares / massas tumorais;

Publicado em

13 mar, 2025 22:39

Atualizado em

02 abr, 2025 02:20

Categorias